notícias

VISITAÇÃO É SUSPENSA POR TRINTA DIAS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE MINAS GERAIS

19/03/2020

Minas Gerais possui 94 unidades de conservação, das quais 21 estão abertas à visitação.

A pandemia de COVID-19, doença causada por um tipo de coronavírus, descoberto em 31 de dezembro de 2019 na China, levou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) a suspender por 30 dias a visitação em todas as unidades de conservação gerenciadas pelo órgão estadual em Minas Gerais. A decisão vale a partir desta quarta-feira (18/03) e poderá ser prorrogada ao fim do prazo estabelecido em portaria, publicada na edição de hoje do Diário do Executivo.

O IEF gerencia 94 unidades de conservação no Estado, das quais 21 são abertas ao uso público. A relação de todas pode ser conferida no endereço http://www.ief.mg.gov.br/unidades-de-conservacao. O objetivo da suspensão das visitas é evitar que aglomerações de pessoas possam favorecer a transmissão do vírus e piorar a situação de Minas Gerais. Dados do último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), de 17 de março, apontam que 14 casos de infecção por coronavírus já estão confirmados no Estado. A secretaria informa que já foi notificada sobre 794 casos, mas descartou 88 e ainda investiga 692.

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, destaca a importância do fechamento. “Essa foi uma medida preventiva para não ocasionar nenhum avanço da contaminação, seja por nossos visitantes ou por nossos funcionários que trabalham nas unidades de conservação”, explica.

Entre as unidades de conservação com visitas suspensas estão reservas conhecidas e de grande procura pela população de Minas, de outros estados e até mesmo de fora do país. Caso do Parque Estadual do Ibitipoca, no distrito de Conceição do Ibitipoca, na Zona da Mata. A unidade teve cerca de 90 mil visitantes em 2019 e tem muitas atrações famosas, como a Janela do Céu e o Circuito das Águas e o Circuito do Peão.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Nova Lima, que teve cerca de 50 mil visitantes no ano passado; e as Grutas da Rota Lund, região cárstica mineira que concentra importantes riquezas históricas, culturais e ambientais desta região que inspirou as andanças do Peter Lund, famoso por suas descobertas arqueológicas e paleontológicas. Juntas, as grutas receberam cerca de 80 mil visitantes em 2019.

No Vale do Jequitinhonha, têm destaque o Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina, com cerca de 70 mil visitantes, e ainda o Parque Estadual do Rio Preto, no município de São Gonçalo do Rio Preto.

 

OUTRAS MEDIDAS

O fechamento dessas unidades foi precedido de uma série de outras medidas do Governo de Minas, a exemplo do decreto publicado pelo governador Romeu Zema no último domingo (15/03), que criou o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e determinou ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.

Nessa terça-feira (17/03), o comitê determinou ponto facultativo nos próximos três dias para todos os servidores públicos, empregados públicos e colaboradores que exercem suas atividades na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), em razão da grande aglomeração de pessoas em suas instalações. A decisão foi tomada depois que Belo Horizonte registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do coronavírus, que acontece quando o paciente não sabe determinar de quem contraiu a doença. O governador também determinou o fechamento de escolas estaduais por tempo indeterminado na Região Central de Minas, medida tomada como forma de prevenir o avanço da pandemia nessas localidades.

Os gestores dos órgãos do Governo de Minas trabalham ainda em um planejamento para implantar teletrabalho nas repartições públicas, que é o regime de trabalho em que o servidor executa, em caráter contínuo, parte ou a totalidade de suas atribuições fora das dependências físicas das unidades do respectivo órgão ou entidade de lotação, com tecnologias de informação e comunicação. A medida foi autorizada por decreto publicado na última sexta-feira (13/03) e depois por deliberação do comitê de enfrentamento da COVID-19, divulgada ontem.

Ao mesmo tempo que adota medidas que possam restringir a circulação e consequente contato de pessoas, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, orienta sobre cuidados a serem adotados para evitar a contaminação. Informações nesse sentido, bem como o acompanhamento da evolução da doença podem ser consultados em https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus.


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema